Vittoria – Z: nova galeria de arte em Brasília

//Vittoria – Z: nova galeria de arte em Brasília
Vittoria - Z

Nova galeria de arte em Brasília – Com o intuito de inserir Brasília no mercado nacional de artes plásticas, a nova galeria  traz para o Planalto Central grandes obras de artistas já consagrados mundialmente. A Vittoria – Z estreia na quinta-feira, 28 de junho, com a presença do artista plástico Kakati de Paiva

Brasília é uma cidade, reconhecida, em todo o país, como um celeiro cultural.  A música e o cinema brasilienses são referência nacional. Todavia, apesar de grandes artistas terem deixado a sua assinatura por aqui – nas décadas de 60 e 70, como Athos Bulcão, Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiat, Sérgio Rodrigues, Carlos Bracher e Rubem Valentim -, desde então, o brasiliense não teve um contato maior com a arte, que faz parte do ‘DNA’ da cidade. Visando fortalecer essa cena artística e inserir Brasília no eixo cultural de galerias de arte, a empresária Zózima de Cássia Oliveira de Azevedo, apresenta aos arquitetos, colecionadores, apreciadores de arte, intelectuais, jornalistas e influenciadores digitais a Vittoria – Z. O espaço abre as portas na quinta-feira, 28 de junho, na 115 Sul. O endereço é conhecido por reunir lojas referenciadas de decoração, arquitetura e mobília – o que dialoga bem com o exposto no local: telas, esculturas e mobílias de grandes artistas renomados no cenário mundial, em sua maioria do movimento modernista e contemporâneo. O espaço possui três andares, harmonicamente divididos e decorados, contendo telas, esculturas e móveis, a serem apreciados e comercializados – que prometem encantar os mais exigentes apreciadores e colecionadores da capital.

 A idealizadora

“A oportunidade do público brasiliense ter contato com o que há de melhor no mercado de arte, trazendo pra Brasília o potencial artístico que a cidade merece”. É com essa intenção que a empresária Zózima Oliveira traz a Vittoria – Z para a capital. A brasiliense é profunda conhecedora do mercado de arte, já atuante, como marchand, entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Apreciadora e colecionadora, Zózima viu, no decorrer dos anos, o seu vínculo com arte se expandir até o momento que decidiu abrir sua própria galeria: a Vittoria – Z.

O artista destaque da inauguração

O artista plástico Kakati de Paiva abre as exposições da galeria. Kakati tem acervo permanente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), além de obras expostas em galerias de renome, em Paris, Londres e Miami. Essa é a primeira vez que o artista ganha uma exposição em Brasília, um dos principais nomes do país no estilo Neoconcretismo. Além de Kakati, os escultores Bruno Giorgi e Sônia Ebling terão obras apreciadas na galeria. Fazem parte do acervo também Scliar, Maurício Nogueira Lima, Fúlvio Penacchi, João Quaglia, Fernando Lucchesi, Fernando Velloso, Galeno, Cláudio Tozzi, Rubens Guechman e Carlos Bracher.

Serviço: Inauguração Galeria de Arte da Vittoria – Z

Data: 28/06– Quinta-feira

Local: CLS 115 Bloco B loja 24 – Asa Sul

Horário: 10h às 19h

Telefone: 3346-8357

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.