55 mil amputações de membros acontecem por ano no Brasil

//55 mil amputações de membros acontecem por ano no Brasil

O diabetes, considerada epidemia mundial, é um dos fatores que influenciam na perda de uma das partes do corpo. A Clínica Longevitá atua com medicina preventiva, acompanhando o paciente por toda vida para evitar quadros de doença, como a diabetes

 O Diabetes é uma doença que afeta cerca de 382 milhões de pessoas no mundo. A estimativa é que uma em cada quatro pessoas com essa patologia pode vir a ter problemas nos pés em alguma fase da vida. Essa complicação também é denominada de pé diabético e ocorre quando uma área lesionada nos pés desenvolve uma ferida. “O pé diabético é uma desordem decorrente da Diabete Mellitus e pode ser caracterizada por uma tríade:  polineuropatia, deformidade nos pés e trauma”, explica a Dra Patrycia Tavares, da Clínica Longevitá, especialista em geriatria. A médica ainda conta que os casos mais avançados da doença podem levar a amputações de membros.

Os sintomas característicos dessa patologia são: queimação, dormência e às vezes dor nos pés. Vale salientar, que o paciente diabético deve ter um acompanhamento frequente de seu médico que realizará avaliações dos pés para identificar possíveis lesões na pele.Para quem sofre com essa doença, a doutora salienta que, durante o inverno, devido ao clima seco e o tempo frio, há uma incidência maior de contração dos vasos sanguíneos, também conhecido como vasoconstrição, e com isso aumentar o aparecimento do pé diabético.

Segundo a Dra. Patrícya Tavares, a prevenção ainda é o melhor caminho para evitar o surgimento do pé diabético. “A Diabetes tipo 2 é uma doença totalmente  prevenível   e deve ser tratada como um problema de saúde pública, assim evitaríamos complicações como pé diabético entre outras como cegueira e insuficiência renal diabética”.

Clínica Longevitá

 A Clínica Longevitá é baseada em medicina preventiva e integralista, atendendo o paciente como um todo, em diversas especialidades. O espaço busca o acompanhamento do paciente desde a fase adulta para que ele possa envelhecer com saúde. A clínica oferece acompanhamento nas especialidades de clínica médica, psiquiatria, ginecologia, psicologia, cardiologia e nutricionismo.

Serviço:

Local: Clínica Longevitá – SHMN Qd. 02 bL.B – Centro Clínico Cléo Octávio salas 206 a 214 – Atrás do HRAN

Telefone: (61) 3256-9702 (61) 98214-3052

Horário: 8h às 18h

Assessoria de Imprensa | Etcetera Comunicação

(61) 3797-0224 /99170-0606/ 9114-4584

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.