Astrofísica Larissa Santos lança “De onde surgem as grandes ideias?” no Brasil

Home/Notícias/Astrofísica Larissa Santos lança “De onde surgem as grandes ideias?” no Brasil
Astrofísica Larissa Santos lança “De onde surgem as grandes ideias?” no Brasil

A professora no Centro de Gravitação e Cosmologia na Universidade Yangzhou, chega ao Brasil para lançar seu livro, no qual desmistifica a ideia do gênio solitário. Ela mostra que boas ideias são formadas e aprimoradas ao longo da vida, influenciadas por tempo, contexto e uma pitada do acaso

Larissa Santos sempre foi uma criança curiosa. As estrelas e o universo sempre a fascinaram. Desde muito nova, passava muito tempo pensando na vastidão do universo e, com apenas 10 anos, já tomou sua decisão: no futuro seria astrofísica. Graduou-se em Física, pela UnB (Universidade de Brasília), tornou-se mestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutora pela Universidade de Roma “Tor Vergata”. Hoje, Larissa é professora no Centro de Gravitação e Cosmologia da Universidade de Yangzhou, na China, e está de passagem pelo Brasil, para a apresentação de sua obra “De onde surgem as grandes ideias?”. O lançamento do livro será realizado no dia 10 de maio, na Livraria da Travessa, no Casa Park, em Brasília.

No livro, a autora explora alguns fatores importantes para que as pessoas possam

ter boas ideias, além do tão sonhado e idealizado momento “eureca”, utilizando o que se aprende ao longo da história – principalmente, ao longo da história da ciência. “O meu livro não é um guia formal de como ter boas ideias, mas, sim, minhas impressões baseadas em vivências, a partir da narrativa de grandes descobertas científicas”, antecipa.

Larissa Santos, através de seu canal nas redes sociais (@bariogenese), compartilha experiências e interage com seus seguidores – o que a inspirou a escrever a obra. Em discussões informais e descontraídas, Larissa, debatia com seus seguidores, “de onde surgiam as grandes ideias”, utilizando a ciência e as experiências adquiridas na academia científica, como pano de fundo. “Percebi, que muitas vezes, a história do empreendimento científico foi contada de forma a nos dar uma falsa impressão de que as grandes descobertas e invenções são fruto de mentes solitárias, depois de uma grande inspiração”, narra. A astrofísica acrescenta: “boas ideias não surgem do nada. É um trabalho de montagem e reforma daquilo que herdamos ou nos deparamos ao longo da vida através de muito estudo e dedicação”.

O físico Marcelo Gleiser – professor da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos – assina o prefácio do livro “De onde surgem as grandes ideias?”. O autor descreve a bibliografia de Larissa como “um manual da criatividade”.

“Se existe um método para se criar, aqui o leitor encontrará os instrumentos necessários para dar aquela guinada na vida que nos traz significado, um senso de propósito”. O físico, que ficou famoso também como apresentador de um bloco no programa global, Fantástico, acrescenta: “Ao criar, crescemos enquanto pessoas, seres humanos , e amplificamos o propósito de nossas vidas”.

 

Mais Sobre Larissa Santos

A autora de “De onde surgem as grandes ideias?” mora na China há 10 anos.

Inicialmente, Larissa mudou-se para o país oriental, com o objetivo de fazer seu pós-doutorado, no departamento de astronomia na Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC) – uma das mais bem conceituadas do país. “Trabalhar na China tem sido uma grata surpresa. Para além da pesquisa, as trocas culturais e de experiências têm sido transformadoras, me proporcionando aprendizados diversos que refletem até mesmo na minha paixão pela divulgação científica”, enfatiza.

Larissa se destaca no campo da Cosmologia, o ramo da ciência dedicado ao estudo e observação da evolução do universo como um todo. A astrofísica se concentra especificamente no estudo da radiação cósmica de fundo, um vestígio do universo primitivo que permeia todo o universo. As informações extraídas dessa radiação são de fundamental importância para a cosmologia, pois é através delas que se desenvolve os modelos de evolução do universo.

A radiação cósmica de fundo foi descoberta em 1965 e é essencial para se entender o universo. Larissa utiliza telescópios avançados para medir essa radiação, permitindo insights sobre a formação inicial e a expansão subsequente do cosmos.

Apesar de seu trabalho pioneiro, Larissa faz parte de um grupo ainda pequeno de mulheres na ciência brasileira, visto que a Academia Brasileira de Ciência conta com apenas 11% de mulheres em seus quadros, refletindo a necessidade de maior inclusão feminina nesta área tão fundamental.

 

Serviço: “De onde surgem as grandes ideias?” – Lançamento em todo o País

Evento de lançamento

Dia: 10 de maio, sexta-feira

Horário: 19h

Local: Livraria da Travessa – Casa Park (Brasília)
Link de compra no Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/6556254983?ref_=cm_sw_r_mwn_dp_S4K0NYCKDCN53ZERJMJ6&language=en_US
Release completo: www.brasiliaetc.com.br

Assessoria de Imprensa: Etcetera Comunicação

(61) 3274-0699

(61) 99170-0606

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.