Instituto Norberto Bobbio lança curso sobre democracia em parceria com o CIEE

Home/Blog/Instituto Norberto Bobbio lança curso sobre democracia em parceria com o CIEE
Processo seletivo Seção Judiciária CIEE

Objetivo é ajudar na formação de jovens estudantes e na atualização de profissionais e estudiosos da área, trazendo diferentes pontos de vista

Conhecimento e acesso à informação são essenciais para a formação de cidadãos conscientes. Pensando nisso, e em como ajudar a formação de jovens estudantes, aprendizes e estagiários, o INB – Instituto Norberto Bobbio em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE lançou o curso Democracia. Online e totalmente gratuito, o curso será disponibilizado na plataforma CIEE Saber Virtual. O conteúdo terá 14 horas de duração e será dividido em quatro módulos, incluindo um quiz, testes, materiais didáticos e complementares. Ao final, o participante recebe um certificado de conclusão.

“Além de estudantes, nosso objetivo é ajudar a complementar os conhecimentos e atualizar adultos e profissionais, tais como juízes e magistrados ou estudiosos da área. Embora seja uma análise que fica na superfície de um tema tão complexo como a democracia, ela ajuda a trazer novas reflexões e pontos de vista sobre o assunto. Nosso objetivo não é, de modo algum, encerrar o debate, mas trazer subsídios para quem deseja conhecer melhor a nossa democracia e quem sabe até se aprofundar no assunto”, afirma César Mortari Barreira, diretor executivo do Instituto Norberto Bobbio.

Para a produção de conteúdo foram convidados diferentes especialistas das mais diversas áreas. O grupo inclui professores, servidores públicos e pessoas ligadas ao mundo empresarial. Toda a curadoria foi feita pelo Instituto com o intuito de demonstrar a complexidade do tema – ainda que de forma inicial. Por exemplo, para falar sobre os desafios da democracia na atualidade, foram ouvidos especialistas na área ambiental e Lévio Scatollini, coordenador geral do INB, trouxe seus conhecimentos sobre tecnologia e seus impactos sobre a estrutura social.

“Compartilhar conteúdo de qualidade e gratuitamente para jovens e adolescentes de todo o Brasil é uma das principais razões de existir do CIEE Saber Virtual. Esperamos que o curso de Democracia permita que essa geração tenha mais ferramentas para entender o seu papel como cidadão e como requeri-lo”, afirma Luana Bottini, gerente de Projetos Sociais do CIEE.

O curso, gratuito, está disponível no site do CIEE: https://sabervirtual.ciee.org.br/play/curso/11652231?institution=sabervirtual

Sobre o Instituto Norberto Bobbio

Fundado em 2010 pelo ex-presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, Raymundo Magliano Filho, o Instituto Norberto Bobbio (INB) é uma associação sem fins lucrativos que visa fortalecer a sociedade civil e aprofundar a experiência democrática no Brasil, por meio da ampliação da participação e da consciência cidadã. Além de atuar na produção de conhecimento científico, o INB promove reflexões e debates sobre os desafios da nossa sociedade, especialmente aqueles relacionados às temáticas da democracia, direitos humanos, cultura e tecnologia. Entre suas frentes de atuação estão a publicação de livros, revistas científicas e textos livres; formação complementar acadêmica, educacional e profissionalizante; curadoria de conteúdo para cursos livres, pós-graduação e treinamento interno; incentivo ao desenvolvimento de pesquisa e tecnologia no Brasil por meio da realização de premiações, eventos, seminários, palestras, entre outros.

https://inb.org.br/

 

Sobre o CIEE

Desde sua fundação, há 59 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.