Como evitar a ressaca no Ano Novo?

//Como evitar a ressaca no Ano Novo?
Longevitá

O consumo excessivo de álcool nesse período é quase tradicional, mas ele vem acompanhado da ressaca no dia seguinte. A Dra Patricya Tavares dá dicas para evitar a intoxicação causada pelo álcool

Final de ano é época para celebrar o término de mais um ciclo. Reunir os amigos, a família e comemorar a chegada de mais um ano. Tradicionalmente, esses encontros são bem servidos de bebidas alcóolicas, componente indispensável nas festas do brasileiro. O consumo exagerado do álcool vem acompanhado de um intruso, que nunca é convidado para os eventos: a ressaca.

Segundo a médica da Clínica Longevitá, Patricya Tavares, a ressaca ocorre de 6 a 8 horas após a intoxicação aguda do álcool e pode durar até mais de 24 horas, dependendo do metabolismo de cada organismo. “A ressaca é causada pela desidratação por efeito do álcool, a produção de várias substâncias que são tóxicas para o organismo e a hipoglicemia”, informa a médica.

A ressaca é caracterizada por efeitos físicos e mentais adversos, com uma variedade de sintomas de “mal-estar”, sendo os mais comuns: dor de cabeça, náuseas, problemas de concentração, boca seca, tontura, desconforto gastrintestinal, cansaço, tremores, falta de apetite, sudorese, sonolência, ansiedade e irritabilidade. Para a Dra Patricya, evitar a ressaca consiste em, prioritariamente, não consumir excessivamente álcool. “ As orientações são também se hidratar bastante durante o consumo do álcool, evitar excessos e se alimentar”.

A médica também salienta que não existe uma quantidade segura para ingestão de álcool, pois a sensibilidade à substância depende de cada organismo. “Existem pacientes que consomem pouco álcool e apresentam um grau de efeitos colaterais da intoxicação que popularmente se define como ressaca. E tem paciente que não tem quase nenhum efeito. Essa é uma questão genética, familiar e do próprio organismo.

Clínica Longevitá

A Clínica Longevitá é baseada em medicina preventiva e integralista, atendendo o paciente como um todo, em diversas especialidades. O espaço busca o acompanhamento do paciente, desde jovem, passando pela fase adulta, até a melhor idade, para que ele possa envelhecer com saúde. A clínica oferece acompanhamento nas especialidades de clínica médica, psiquiatria, ginecologia, psicologia, cardiologia, nutricionismo e endocrinologia.

Serviço: As comemorações de final de ano terminam em ressaca

Local: Clínica Longevitá – SHMN Qd. 02 bL.B – Centro Clínico Cléo Octávio salas 206 a 214 – Atrás do HRAN

Telefone: (61) 3256-9702 (61) 98214-3052

Horário: 8h às 18h

Assessoria de Imprensa | Etcetera Comunicação

(61) 3797-0224 /99170-0606/ 9114-4584

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.