Dias quentes, noites frias e seca em Brasília

//Dias quentes, noites frias e seca em Brasília

Com a chegada da estação mais fria e seca do ano, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. A Dra Patricya Tavares, da Clínica Longevitá, fala dos riscos e prevenções necessárias no inverno brasiliense

Com a chegada do inverno, o ar mais seco e as quedas de temperatura, é comum as pessoas se surpreenderem com as doenças típicas da seca. Nesta época do ano, vírus e bactérias se proliferam com maior facilidade, em virtude da baixa umidade do ar, das severas variações de temperatura – dias quentes e noites frias – e da grande massa de poeira que toma conta da cidade. Por tais razões, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente com idosos e crianças, a fim de evitar as famosas viroses e infecções respiratórias, nos meses de julho e agosto. A Dra Patricya Tavares, da Clínica Longevitá, explica, que as doenças mais comuns nessa época de forte seca são o resfriado, a gripe, a pneumonia, as alergias respiratórias, a asma, a renite, a sinusite, entre outras.

Para aumentar a imunidade e minimizar os riscos de contaminação de doenças respiratórias, a Dra Patricya orienta uma boa hidratação, alimentação saudável e atividade física. A clínica também faz um alerta: “o que a população deve entender é que todo ano a seca e o frio vão nos atingir. Então, devemos nos antecipar e, dentro de casa, usar medidas pra amenizar a seca com umidificadores de ar, toalhas umedecidas, lembrando sempre de deixar o ambiente arejado e evitar aglomerações”.

A médica também chama atenção para o risco das baixas temperaturas gerarem complicações cardiovasculares. “Quando a temperatura alcança médias diárias abaixo de 14°C, os casos de morte por infarto do miocárdio (ataque cardíaco) aumentam em até 30%. A cada 10 graus Celsius de diminuição na temperatura mínima, o risco de ataque cardíaco aumenta em 7%”. Para prevenir, é necessário a realização de exames frequentemente e acompanhamento médico.

Clínica Longevitá

A Clínica Longevitá é baseada em medicina preventiva e integralista, atendendo o paciente como um todo, em diversas especialidades. O espaço busca o acompanhamento do paciente desde a fase adulta para que ele possa envelhecer com saúde. A clínica oferece acompanhamento nas especialidades de clínica médica, psiquiatria, ginecologia, psicologia, cardiologia e nutricionismo.

Serviço:

Local: Clínica Longevitá – SHMN Qd. 02 bL.B – Centro Clínico Cléo Octávio salas 206 a 214 – Atrás do HRAN
Telefone: (61) 3256-9702 (61) 98214-3052
Horário: 8h às 18h
Assessoria de Imprensa | Etcetera Comunicação
(61) 3797-0224 /99170-0606/ 9114-4584

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.